31/01/2012 - Cacoal (AM) terá primeiro casamento homoafetivo - Jusbrasil

31/01/2012 07:13

 

Embora o Supremo Tribunal Federal (STF) tenha autorizado o casamento gay no Brasil, em maio passado, na prática é necessário obter autorização de um juiz para oficializar a união de pessoas do mesmo sexo.

O casal Thonny Hawanny e Rafael Costa fez o encaminhamento de pedido de casamento civil no início de janeiro no cartório. Esta semana saiu a decisão judicial, com aval do Ministério Público (MP) e de um juiz. A promotora de Justiça Lisandra Vaneska Monteiro Nascimento Santos expediu uma autorização de casamento e um documento semelhante foi asssinado pelo juiz de direito, Áureo Virgílio Queiroz. Com a autorização, basta aguardar de 30 a 90 dias para concluir o processo.

O casal comemora e apesar de feliz, o professor Thonny Hawanny que é militante do grupo de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros disse que se sente ansioso com a notícia e apreensivo. "Eu me sinto feliz por um lado, mas também me sinto bastante apreensivo, nós militantes do grupo LGBT lutamos por nossos direitos, mas a partir do momento que você tem direitos também tem obrigações", disse.

Formado em Direito também destacou e elogiou a conduta do MP, já que na autorização foram citados princípios da Constituição, que pregam igualdade, bem como a própria decisão do STF, com ênfase na constituição de casamento para formação de família, sem distinção de sexo e orientação sexual. "Tem fundamentação no Código Civil Brasileiro, na decisao do STF de maio de 2011 e também cita os artigos os artigosprimeiroterceiro e quinto da Constituição, que fala dos direitos individuais, da igualdade e da liberdade", disse.

 

arpen-sp.jusbrasil.com.br/noticias/3003359/cacoal-am-tera-primeiro-casamento-homoafetivo