30/04/2012 - Penedo: Defensoria ingressa com ACP para garantir exame de DNA gratuito - Jusbrasil

30/04/2012 10:12

 

O Defensor Público da Comarca de Penedo, Hugo Bezerra, ingressou com uma Ação Civil Pública nesta semana, para que o Estado custeie os exames de DNA à população carente de Penedo. "Há mais de um mês que o Tribunal de Justiça suspendeu os exames de DNA da justiça gratuita. Já existe demanda da Defensoria suspensa, na referida comarca, em virtude da impossibilidade de deferir o pedido de DNA gratuito na atualidade", afirmou o autor da ação.

Ele explica que o Supremo Tribunal Federal já decidiu, inclusive com decisão do Plenário (órgão especial desse Tribunal), que é obrigatório o fornecimento do exame de DNA gratuito para a assistência judiciária fornecida pelo Estado. "É uma norma fundamental daConstituição da República que garante a assistência jurídica gratuita e integral aos comprovadamente pobres. Tem auto-aplicabilidade imediata, assim, compreende o deverdo Estado de custear o exame de DNA em busca do direito fundamental da identidade genética do assistido", disse o Defensor.

O Defensor Público relata que várias Defensorias Públicas do Brasil, como a do Piauí, Ceará e Espírito Santo já requisitam exame de DNA gratuito diretamente ao Estado, sem a necessidade de mover ações judiciais.

"Em alguns Estados, a ação de investigação de paternidade virou raridade, limitando-se as demandas litigiosas ou de réus que residem em outras comarcas. Além do que, condicionar uma solução consensual, em caso de DNA positivo do investigado, a propositura de uma demanda judicial para ser possível o exame de DNA é um verdadeiro retrocesso, já que a Lei Complementar Federal nº 132\09 determina como função institucional e prioritária da Defensoria a solução extrajudicial dos casos a ela levados", pontua Hugo.

 

https://dp-al.jusbrasil.com.br/noticias/3102088/penedo-defensoria-ingressa-com-acp-para-garantir-exame-de-dna-gratuito