29/02/2012 - Registro empresarial está mais seguro no Paraná -Paraná Shop

29/02/2012 08:59

 

Com o objetivo de coibir a ação de golpistas e oferecer maior segurança ao registro empresarial, a Junta Comercial do Paraná (Jucepar) está exigindo o reconhecimento de firma por verdadeiro nos processos de constituição de empresas e de alterações de contrato que impliquem no ingresso ou retirada de sócios.

A medida visa conter o aumento crescente de casos de abertura de empresas com assinaturas falsificadas e a existência de várias ações judiciais em que cidadãos reclamam que foram colocados ou retirados de sociedades, sem o seu conhecimento. Segundo informações da Jucepar, só em 2011, a entidade recebeu 42 pedidos de retirada de nomes de empresas ou de anulação de contratos societários feitos em nome de ‘laranjas’.

Com a mudança (Resolução 001/2012), é necessário que o empresário se desloque até o cartório para fazer o reconhecimento de firma pessoalmente. Nos casos de alteração contratual será exigido o reconhecimento apenas dos sócios ingressantes e/ou retirantes. Para sócios remanescentes o reconhecimento é facultativo.

www.paranashop.com.br/colunas/colunas_n.php?op=especial&id=31514