27/04/2012 - O STF E AS COTAS RACIAIS - rondonoticias

27/04/2012 12:08

 

Em um ano aproximadamente o STF (Supremo Tribunal Federal)promoveu duas grandes conquistas que beneficiam muito ao país e a toda a sua sociedade, mesmo os quede início são contrárias a elas.

No primeiro caso foi aprovada por unanimidade a parceria civil entre pessoas do mesmo sexo, abrindo ainda o caminho para um futuro promissor em relação a aprovação, via judiciário, do casamento civil para pessoas do mesmo sexo. O assunto é relevante e polêmico, contou com a ferrenha oposição dos mais diversos segmentos religiosos, que invariavelmente recorreram a algumas citações bíblicas para fazer valer seus argumentos e pretensões de discriminação e exclusão social. Felizmente os princípios do Estado Laico se fez valer, ao menos na instância máximo de nosso país, uma vez que o Poder Legislativo, exercido por deputados e senadores, pressionado pela bancada evangélica e por lideranças católicas nada tem feito em relação a essa questão. Ponto positivo para STF na questão, com sua decisão unanime e ousada em uma sociedade basicamente conservadora e subalternamente religiosa.

 No segundo caso, fato ocorrido nesta quinta feia 26 de abril de 2012, o STF julgando uma ação do DEM conta o sistema de cotas da UNB, deu outro parecer histórico e, mais do que isso, mais uma vez unânime, em relação à constitucionalidade do sistema de cotas para estudantes afrodescendentes nas Universidades Brasileiras.

 

www.rondonoticias.com.br/?colunas,606,o-stf-e-as-cotas-raciais