27/01/2012 - Mutirão da Mediação evita que centenas de demandas cheguem ao judiciário - Jusbrasil

27/01/2012 08:49

 

Em torno de 150 acordos devem ser firmados nesta sexta-feira (27), colocando fim nos litígios e evitando que eles sejam levados ao Poder Judiciário. Este é o objetivo do primeiro Mutirão da Mediação realizado pelo Núcleo da Defensoria Pública de Várzea Grande este ano.

A prática já é comum desde agosto de 2011 e é colocada em prática na última sexta-feira de cada mês. A média de acordos realizados com a mediação de Defensor Público tem sido superior a 90%. Em novembro, 100% dos 105 casos agendados foram resolvidos amigavelmente. "Cada parte tem que ceder um pouco para podermos chegar a um consenso, um resultado aceitável pelos envolvidos", explica o Defensor Público Alex Campos Martins, coordenador do Núcleo.

Além de ser mais rápida, a mediação é menos onerosa, evita que mais processos cheguem às mesas dos juízes, é menos traumática para os litigantes e tem resultado mais satisfatório. "Quando o problema é resolvido através da mediação o índice de descumprimento e de quebra de acordo é muito menor do que quando é algo imposto por um magistrado", reforçou Dr. Alex.

Todos os casos passíveis de mediação podem ser resolvidos nestes mutirões, porém os mais frequentes são divórcio, pensão alimentícia, reconhecimento de união estável, reconhecimento de paternidade, acordo em ação de execução, alvará e guarda.

 

dp-mt.jusbrasil.com.br/noticias/3000568/mutirao-da-mediacao-evita-que-centenas-de-demandas-cheguem-ao-judiciario