11/05/2012 - "Ação Cidadã" chega à Igara, Senhor do Bonfim, amanhã (11) - Jusbrasil

11/05/2012 10:35

 

Amanhã, 11 de maio, o distrito de Igara, em Senhor do Bonfim, recebe a Ação Cidadã da Defensoria Pública. O projeto itinerante tem como objetivo orientar e promover ajuizamento de ações judiciais a famílias que apresentam vulnerabilidade social, devido à falta de reconhecimento de paternidade dos filhos.

Realizada no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), de Igara, a Ação Cidadã busca conscientizar a população, principalmente os homens, de que a paternidade vai além da responsabilidade, é uma atitude honrosa, e que pode gerar grandes benefícios durante o convívio com os filhos.

Segundo a defensora pública Eva Ferreira da Silva, subcoordenadora da 5ª Defensoria, o foco da Ação será a campanha Sou pai responsável. O intuito é que os pais reconheçam espontaneamente seus filhos. Quarenta famílias já estão cadastradas e amanhã, levarão os supostos pais. Caso haja dúvida quanto à paternidade, os exames de DNA serão realizados gratuitamente no local, e, se o resultado for positivo, as famílias serão encaminhadas ao cartório, para que seja feito o registro do nome do pai na certidão de nascimento, esclareceu a defensora pública.

Na oportunidade, a população também poderá receber orientações jurídicas sobre acordos alimentícios e outras temáticas da área de Família. Através da mediação, conciliação e realização de exames gratuitos de DNA, a Ação percorre as cidades onde há Defensoria Pública desde 2008. A Instituição acredita que é papel dela levar o direito para aqueles que, muitas vezes, nem sabem que têm direito e se dispõe à realização de acordos e conciliações que possam solucionar este conflito extrajudicialmente.

 

https://dp-ba.jusbrasil.com.br/noticias/3114806/acao-cidada-chega-a-igara-senhor-do-bonfim-amanha-11