11/04/2012 - Vem aí a campanha nacional pelo direito ao casamento igualitário - Jusbrasil

11/04/2012 08:25

 

Apoiada por nomes como Chico Buarque, Caetano Veloso, Ney Matogrosso e Ivan Lins, uma campanha pelo direito ao casamento igualitário civil no Brasil está prestes a ser lançada nas redes sociais do País.

Clique aqui e assista a matéria.

A proposta, idealizada pelo deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) - colunista do site de CartaCapital -, tem site próprio, depoimento gravado por artistas e uma contagem regressiva para seu lançamento oficial. A mensagem, nos moldes do vídeo que fez sucesso na internet em protesto contra a usina hidrelétrica de BeloMonte, no Pará, começará a pipocar em sites de relacionamento e blogs daqui a uma semana.

O projeto de emenda constitucional prevê a garantia do direito ao casamento civil a todas as pessoas, sejam gays, lésbicas, bissexuais, travestis, transexuais ou heterossexuais. É uma bandeira histórica do movimento gay no Brasil �- que pode seguir o exemplo de países como a Holanda, que em 2001 se tornou a primeira nação a reconhecer o direito, Canadá, Espanha, África do Sul, Portugal, Argentina e alguns estados americanos.

Alguns testemunhos em defesa da causa já podem ser lidos - e assistidos - no site criado pelo movimento. "Sou a favor da felicidade das pessoas. Eu acho muito justo que as pessoas, antes de mais nada, sejam felizes, encontrem a felicidade de acordo com suas tendências, com seus pensamentos, seus amores, independente de sexo religião", diz o cantor Ivan Lis, que vestiu a camisa do projeto.

 

https://arpen-sp.jusbrasil.com.br/noticias/3081280/vem-ai-a-campanha-nacional-pelo-direito-ao-casamento-igualitario