10/05/2012 - Corregedoria promove palestra sobre ‘Atendimento de Balcão’ e ‘Cumprimento de Processo’ - Jusbrasil

10/05/2012 09:51

 

O desembargador Edison Brandão, membro da diretoria executiva da Apamagis, iniciou o evento dizendo que, pela primeira vez, uma palestra da entidade era aberta por um juiz de primeiro grau, Fernando Figueiredo Bartoletti, presidente em exercício da instituição, que agradeceu pelos cumprimentos.

Rezende Filho iniciou sua explanação a respeito de atendimento ao balcão de cartório de forma enfática: Atendimento ao balcão é tão ou mais importante que qualquer outra atividade do Judiciário. Se o atendimento é ruim, a imagem do cartório também será ruim.

Para o juiz, o fato de haver servidores em quantidade insuficiente no tribunal um problema generalizado, frisou não se constitui motivo para que advogados ou partes sejam tratados com descortesia ou má educação no balcão. É preciso criatividade para administrar um cartório com poucos funcionários. Disciplina, urbanidade e respeito à hierarquia são necessários.

E se o mau comportamento vem do outro lado do balcão, ele recomenda que o funcionário dê o melhor tratamento possível: Se o advogado é rude, trate-o com paciência e educação. Dê um sorriso, e o resultado será sempre positivo.

Cumprimento do processo O magistrado disse que a informática é ferramenta fundamental para acelerar a tramitação dos processos e contornar a falta de funcionários. A informatização reduz a digitação e a expedição de ofícios e outros documentos. Por exemplo, estamos implementando a citação eletrônica. Tudo on-line, sem papel. É um serviço a menos para o cartório, afirmou.

Porém apenas o uso da computação na gestão processual não basta. O diretor de cartório precisa ser um bom gestor, cumprir metas e cobrar resultados. Precisa se preocupar, inclusive, em otimizar o espaço físico do cartório. Não pode esperar pela construção de um prédio novo, que exige tempo e dinheiro.

 

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