07/05/2012 - Defensoria registrou maior índice de retificação e assentamento de registro na Ação Global - Jusbrasil

07/05/2012 09:41

 

Dos 214 atendimentos realizados pela Defensoria Pública do Estado na 19ª edição da Ação Global, mais de 130 foram relacionados à emissão, retificação e segunda via de certidões de nascimento e casamento.

De acordo com o defensor público, Antonio Carvalho da Cunha, a população está mais consciente dos seus direitos e da importância da Defensoria Pública. "A procura por defensores públicos nos Núcleos, Central de Atendimento e nas unidades da Defensoria nos Fóruns, Juizados e CEAC vem aumentando consideravelmente", salientou.

Neste ano, os serviços mais solicitados foram segunda via, retificação e assentamento de registro de nascimento, casamento e suprimento de óbitos. Em segundo lugar ficaram os casos relacionados ao direito de família como pensão alimentícia, divórcio, possessória, investigação de paternidade e inventário.

Segundo Antonio da Cunha, a Lei só prevê o fornecimento gratuito desses documentos somente para primeira via, mas a Constituição Federal assegura ampla assistência integral e gratuita aos hipossuficientes. "As pessoas que não têm condições de pagar têm o direito de receber gratuitamente as segundas vias dessas certidões, desde quando comprove a hipossuficiência", frisou.

Os assistidos receberam um documento e foram orientados a se dirigir ao Cartório. "Preenchemos um requerimento e, de posse desse documento, o cidadão vai ao cartório e pega sua certidão. É importante lembrar que esse documento é a garantia do serviço gratuito, pois somente com ele o assistido receberá a certidão e ficará isento da taxa", esclareceu o defensor público.

 

https://dp-se.jusbrasil.com.br/noticias/3108568/defensoria-registrou-maior-indice-de-retificacao-e-assentamento-de-registro-na-acao-global