04/06/2012 - 35 casais realizaram uniões homoafetivas em Uberlândia

04/06/2012 07:52

Um ano após o reconhecimento do Superior Tribunal Federal (STF) da união homoafetiva no Brasil, pelo menos 35 declarações foram feitas em Uberlândia, até meados do mês passado. Os números são dos cartórios do 1º e 3º Ofício de Notas.

O outro cartório da cidade não informou os dados ao CORREIO de Uberlândia. O número é considerado baixo. “Como era uma luta antiga dos homossexuais, esperávamos que a procura fosse maior. Este mês, por exemplo, não teve nenhuma declaração ainda”, disse Letícia Alves Assunção, escrevente substituta do 3º Ofício de Notas.

A oficialização do relacionamento traz benefícios aos casais, como comunhão parcial de bens, pensão alimentícia, parceria em planos de saúde e imposto de renda e ainda direito à adoção. De acordo com Marcos André Martins, presidente do Grupo Shama, o direito da união estável representa uma conquista para os homossexuais. “Em se tratando de um país como o Brasil, extremamente religioso, é uma conquista fantástica. Nós somos como quaisquer cidadãos, pagamos impostos, temos direitos e deveres. Está sendo possível, assim, equiparar nossos direitos aos demais cidadãos. Fazer de conta que essa união não existia era hipocrisia”, afirmou.

https://www.correiodeuberlandia.com.br/cidade-e-regiao/35-casais-realizaram-unioes-homoafetivas-em-uberlandia/