03.09.2012 - Projeto Pai Legal e Pai Presente -reconhecer a paternidade é garantir dignidade ao filho(a) - JusBrasil

03/09/2012 11:27

Lucivanda e Marilanda, uma com 50anos e a outra com 46, duas irmãs e o mesmo sentimento -incompletude. Durante anos elas conviveram com o vazio do nome do pai em seus documentos. A Certidão de Nascimento e os demais documentos, todos registraram uma certeza: a de querer o reconhecimento da paternidade. 31 de agosto de 2012, um dia que entra para a história das irmãs, Manoel Soares, um cearense de 76 anos de idade, acolhe as duas como suas legítimas filhas, declarando o vínculo afetivo da paternidade.

Espontaneamente, Manoel manifestou a vontade de reconhecer como suas filhas Lucivanda e Marivanda. O feliz desfecho aconteceu na Casa da Justiça e Cidadania (Superfácil Zona Sul de Macapá), durante mais uma ação denominada "Pais e Filhos -Amor Reconhecido", do Projeto Pai Legal e Pai Presente do Tribunal de Justiça do Amapá, por meio da Vara de Mediação e Conciliação.

Para a ação, foram agendadas 120 audiências de reconhecimento voluntário de paternidade. Esse número, segundo a juíza Stella Simonne Ramos, coordenadora do Projeto, deve-se especialmente ao amadurecimento por parte do pai de participar da vida da criança. Ela reforça que, a cada edição, o número de processos está aumentando sensivelmente.

 

 

https://tj-ap.jusbrasil.com.br/noticias/100049085/projeto-pai-legal-e-pai-presente-reconhecer-a-paternidade-e-garantir-dignidade-ao-filho-a