26/01/2012 - Ceará tem 336 famílias no cadastro e 79 crianças disponíveis - Jornal de Hoje - Ceará

26/01/2012 11:48

Há mais pais dispostos a adotar que crianças disponíveis para integrar famílias no Ceará. O número de pessoas que desejam ter filhos adotivos e estão inscritas no Cadastro Nacional de Adoção (CNA), no Estado, é de 336. Já o de meninos e meninas é apenas de 79. A média é de 4,1 pais para cada criança ou adolescente.

Os dados são do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no Ceará e foram repassados pela Corregedoria Geral de Justiça, referentes à data de ontem, 25. No último dia 10, o CNJ divulgou que, em todo o País, são mais de 27 mil pessoas dispostas a adotar. No entanto, o número de crianças e adolescentes aptas para adoção mantém-se menor que o de interessados: 4.985 no País.


Já a quantidade de crianças e adolescentes acolhidas em abrigos no Ceará é de 676, maior que o número de pretendentes à adoção. Entretanto, a maior parte não está disponível a passar pelo processo de adoção porque ainda tem vínculos com a família. “A maioria das crianças que está em situação de acolhimento ainda mantém laços com os pais” aponta a promotora da 2ª Vara da Infância e Juventude, Marília Uchôa.


A promotora afirma que a criança ou o adolescente pode estar separado da família por conta de circunstâncias exteriores, como uma viagem sem aviso, por conta de vários tipos de violência, entre outros. “Os pais não abriram mão dos filhos. E o Estado ainda entende que é possível reconstituir os vínculos familiares”, assegura.

www.opovo.com.br/app/opovo/fortaleza/2012/01/26/noticiasjornalfortaleza,2773576/ceara-tem-336-familias-no-cadastro-e-79-criancas-disponiveis.shtml