23/05/2012 - Maio é o mês da noiva, novembro é do casamento - Diário de São Paulo

23/05/2012 11:30

 

Há 50 anos, o alfaiate Mauro Ribeiro Cabogrosso, 75 anos, e a dona de casa Maria Luiza Mariuzzo Cabogrosso, 68, escolheram o mês de maio para celebrar o casamento, entre outras coisas, por ser o mês tradicional das noivas.Cheio de saudosismo, Mauro relembra que era difícil conseguir data na igreja e que para ele, que é alfaiate, era o melhor mês do ano. “Era tanta procura por terno que eu passava dia e noite trabalhando sem parar”.

Hoje, os tempos são outros. Além de serem poucas as pessoas que ainda mandam fazer terno, elas não o fazem mais no mês de maio. “Agora, quem ainda pede terno é mais para o final do ano”, analisa Mauro, que  tem seu ponto de vista confirmado por diversos profissionais da área casamenteira. Cerimonialistas, fotógrafos, donos de salões, igrejas e cartórios afirmam: maio será sempre lembrado como o mês das noivas, mas os casais de hoje preferem casar no fim do ano.

A cerimonialista Hindy Caló diz que  fatores muito práticos influenciam nessa mudança. O 13º salário, as férias de fim de ano, os preços mais em conta e os muitos feriados que tem nesses três meses são motivos principais nessa mudança de tradição. “Hoje, os casais optam por comodidade e bons preços. Muita gente tem família de fora, e fica mais fácil escolher datas nas férias e nos feriados. Além disso, nesses meses o casal tem mais facilidade em viajar para a lua de mel e os preços também têm uma queda em relação a maio.” 

Nos cartório de Bauru a diferença entre o número de casamentos do mês de maio e do mês de dezembro chega a 40% de aumento no mês que fecha o ano. “Maio continua entre os mais procurados, mas não é o principal”, garante o oficial do 2º cartório de registros civis, Alexandre de Oliveira.

https://diariosp.com.br/noticia/detalhe/22155/Maio+e+o+mes+da+noiva,+novembro+e+do+casamento

 

Crie um site grátis Webnode