22/05/2012 - Programa Pai Legal da Defensoria é elogiado durante Ação Cidadã no Dia do Defensor Público - JusBrasil
Cumprindo o papel de garantir a cidadania plena da criança e do adolescente com o reconhecimento de paternidade espontâneo ou por meio do teste de DNA, de forma gratuita e não judicial, os serviços do Programa Pai Legal da Defensoria Pública do Pará obtiveram destaque no grande mutirão de cidadania alusiva ao Dia do Defensor Público, que aconteceu no último sábado (19/05), no Hangar Centro de Convenções.
Na ocasião, foram realizados 25 coletas de sangue, 12 resultados de DNA, 4 reconhecimentos voluntários e 15 orientações e encaminhamentos para a sede da Defensoria Pública do Pará.
A Gerente do Psicossocial da Defensoria e responsável pelo Programa Pai Legal, Roselene Barros observou que o fato do evento ter acontecido em um sábado facilitou para que muitas pessoas que trabalham durante a semana fossem buscar os serviços do Pai Legal. Para quem vai receber o resultado do teste de DNA, este é um momento muito importante. Houve pai que chegou aqui primeiro que a mãe, portanto o resultado da Ação foi muito bom. É um resultado essencial para as crianças, pois elas são as maiores beneficiadas com isto. Alguns filhos saíram daqui com suas certidões constando o nome do pai e da mãe. E outros retornarão com a esperança de ter, futuramente, o nome do pai em suas certidões.