19/03/2012 - Pais separados dividem cada vez mais a educação dos filhos - Jornal O tempo
Houve um tempo em que a separação dos pais quase sempre significava que a criança passaria a morar só com a mãe ou só com o pai. Mas isso ficou no passado. A guarda compartilhada, em que a responsabilidade sobre a criança ou adolescente é dividida, está cada vez mais comum.
Desde 2008, quando a partilha de tarefas na criação passou a ser prevista e incentivada pelo Código Civil, o número de casais separados ou divorciados que optaram pelo modelo subiu 12% em Minas - passou de 665 em 2008 para 751 em 2010, último ano sobre o qual há dados disponíveis. Apesar da tendência de aumento, o Estado fica abaixo do crescimento nacional, que foi de 27% no mesmo período. Quando considerados só os divórcios, o crescimento é ainda maior: 67% - os casos saltaram de 291 para 487.
Criando fórmulas próprias, essas famílias modernas têm conseguido encontrar a felicidade de um jeito que gerações passadas considerariam impossível. Em Belo Horizonte, por exemplo, a menina Ava, 7, já se acostumou a dividir sua semana entre a casa da mãe, a artista plástica Junia Melilo, 37, e a do pai, o locutor e cantor Aggeo Simões, 44.