18/11/2011 - Centro de Conciliação - Jornal de Araraquara

18/11/2011 10:44

 

Centro Judiciário de Conciliação, nesta segunda-feira (21), será inaugurado na Universidade de Araraquara

 

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Araraquara será inaugurado, segunda-feira, 21 de novembro, a partir das 11h cuja sessão solene acontecerá no próprio prédio, Avenida D. Pedro II, 764. O local foi cedido pelo Centro Universitário de Araraquara Uniara, após convênio com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

O Juiz de Direito Carlos Alberto Mousinho dos Santos Monteiro Violante explica que o primeiro objetivo do Centro Judiciário de Conciliação, como é popularmente conhecido, é melhorar o atendimento à população uma vez que será um meio mais eficiente e rápido de resolver conflitos. " Como consequência desafoga um pouco a Justiça. Por exemplo, se a pessoa que se sente lesada escolhe as vias normais para lidar com determinada situação, indo à Justiça, espera em média de três a cinco anos até sair a sentença, após todos os recursos cabíveis. No Centro Judiciário, se obtido o acordo, o processo leva cerca de trinta a sessenta dias para ser finalizado" , diz o Juiz Violante.

Entre conciliadores capacitados estão advogados, psicólogos, assistentes sociais, engenheiros, professores, estudantes e universitários, além de outros profissionais. " No local irá funcionar a conciliação pré-processual e também a processual, referente às ações já ajuizadas" , comenta o magistrado.

 

Atendimento

Centro Judiciário atende a diversos casos: problemas na área familiar, como pensão alimentícia, guarda de filhos, partilha de bens, divórcio, investigação de paternidade; na área do consumidor, questões relacionadas a defeitos de produtos ou prestação de serviços, imóveis, cobranças em geral, condomínios e acidentes de trânsito, entre outros.

www.jornaldeararaquara.com.br/index.pas?codmat=54839