18/04/2012 - Sauditas podem impor idade mínima para casamento, diz jornal - Jusbrasil
18 Abr (Reuters) - A Arábia Saudita deve estabelecer em breve uma idade mínima para o casamento, reagindo às críticas internacionais contra núpcias infantis, disse um jornal nesta quarta-feira, citando uma fonte ministerial.
"O Ministério (da Justiça) adotou uma posição clara sobre os casamentos para menores e a questão foi levada aos reguladores", disse o diretor do departamento de matrimônios do ministério, Mohammed al Babetein, ao jornal Al Madina. Ele afirmou que o objetivo da mudança é "garantir a segurança de meninas".
Babetein disse que a idade mínima ainda está sendo discutida.
Em maio, a imprensa local noticiou que o Conselho da Shoura, que assessora o governo saudita sobre novas leis, recomendou a adoção de uma idade mínima para o casamento, mas não houve notícias sobre medidas concretas depois disso.
A Anistia Internacional diz que há anos o governo promete adotar a idade mínima, sem que isso tenha coibido os casamentos precoces e forçados.
Na patriarcal sociedade saudita, regulamentada por uma austera versão do islamismo sunita, o pai tem a guarda sobre suas filhas, podendo controlar quando e com quem elas se casam.