16/07/2012 - Mutirão da Cidadania combate o sub-registro civil em Brasiléia - Alto Acre

16/07/2012 10:41

 

A cidade de Brasiléia recebeu nos dias 13 e 14 (sábado e domingo) o Mutirão da Cidadania. Trata-se de um programa federal e estadual que oferece vários serviços de documentação básica a toda população, seja da área rural ou urbana. Os atendimentos foram realizados na Escola Getúlio Vargas.

Maria_de_Fatima"...Tirei a segunda via da minha carteira de identidade e estou satisfeita"
Maria de Fátima

O mutirão é  realizado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), em parceria com o Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Instituto Nacional de Colonização, Reforma Agrária (Incra) e Projeto Cidadão. Em Brasiléia a prefeitura municipal tem dado total apoio com transportes para os moradores de áreas rurais distantes e que não têm condições de se deslocarem até a cidade para serem atendidos.

No mutirão a população dispuseram de atendimentos como: emissão da primeira ou segunda via de registro civil de nascimento, carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho, e serviços do INSS. No local de atendimento, ainda podem ser feitas as fotografias e Xerox necessárias para a emissão de cada documento. A Srª Maria de Fátima, moradora do Km 32 da Br 317 afirma que “Esse atendimento é muito maravilhoso, porque ainda existem pessoas que não tem registro e faltam ter muitos documentos e ficam sem identificação. E graças a Deus e a todos do mutirão estamos sendo muito bem atendidos, eu tirei a segunda via da minha carteira de identidade e estou satisfeita”, disse.

O objetivo principal de todo esse trabalho é promover a erradicação do sub-registro civil de nascimento em todo o Estado. O Sub-registro civil é o índice de nascimentos que não são registrados no próprio ano de nascimento ou até três meses depois do ano seguinte, ou seja, muitas pessoas não existem oficialmente por falta do registro de nascimento, mas, graças ao mutirão da cidadania oferecendo esses trabalhos, todos que são atendidos saem satisfeitos e com o registro oficial de um cidadão brasileiro.