15/06/2012 -Tudo pronto para mais um edição do casamento comunitário em Uberaba - Jornal de Uberaba

15/06/2012 13:17

A Prefeitura Municipal de Uberaba, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDS), em parceria com os cartórios de registros civis, promoverá, hoje, a partir das 19h, a 8ª Edição do Casamento Comunitário, no Cine Teatro Vera Cruz. De acordo com a diretora do Departamento de Desenvolvimento Humano, Jussara Silveira de Melo Lima, será oficializada a união de 82 casais, sendo uma homoafetiva, a de Andreia Aparecida Oliveira Cipriano e Marisa Maria Justin. “Está praticamente tudo pronto para o grande dia, tendo em vista que amanhã (hoje) será decorado o local para realizarmos as uniões”, garante.
Segundo Jussara, essa é a primeira vez que é realizada uma reunião homoafetiva no programa. Porém, ela informou que, em todos os anos anteriores, foram enviadas as documentações dos casais homoafetivos, mas somente nessa edição o juiz de Direito aprovou. “Nossa função é proporcionar aos casais de baixa renda, que não têm condição de se casar e que se enquadram no programa, a oficialização da união. Já os cartórios têm a função de verificar a documentação e dar o parecer favorável à união. Quem define a data dos proclames são os cartórios, tendo em vista que seguimos todos os trâmites legais e não temos como fazer nada quando a documentação de um casal é entregue fora do prazo”, explica.
Jussara revelou que os casais já passaram por encontros preparatórios, inclusive receberam informações sobre a importância da família e orientações financeiras. Além da foto, Jussara informou que, nesse ano, a Seds conseguiu arrecadar 82 presentes que serão distribuídos aos casais, para tornar a data ainda mais especial. “Os casais também participarão de ensaio no Cine Teatro, que contará com o cerimonial da Prefeitura e de Maria Claudia Eventos. A solenidade será linda e emocionante, porque as uniões serão oficializadas com a melodia do cantor e tecladista Henrique Botelho. A nossa expectativa é que essa edição será mais um sucesso!”, finaliza. (LR)