14/08/2012 - Regional de Itabuna lança edição 2012 da Ação Sou Pai Responsável - JusBrasil

14/08/2012 11:22

Foi lançada ontem à tarde (13), na Regional da Defensoria Pública em Itabuna, a edição 2012 da "Ação Cidadã - Sou Pai Responsável". Diante de um público de servidores, defensores públicos, assistidos e imprensa, o subcoordenador da Regional, Walter Fonseca, assinalou dados alarmantes no município.

"Este ano, em apenas uma escola de Itabuna, foram verificados 134 estudantes sem o nome do pai na certidão de nascimento. Conforme relatório da Secretaria Municipal de Educação, temos 1.878 crianças e adolescentes nesta situação", apontou o defensor público e subcoordenador da Regional de Itabuna, Walter Fonseca. Ainda de acordo com ele, esse número foi levantado em 101 escolas municipais: "Não temos indicadores das escolas estaduais, nem o quantitativo de adultos sem o nome do genitor em seus registros de nascimento. E, mesmo assim, os dados são preocupantes".

De acordo com o coordenador executivo das Regionais da Defensoria Pública da Bahia, Ricardo Carillo Sá, a Ação não pretende entrar no mérito de quantos filhos os homens e as mulheres devam ter. "A grande questão é que pais e mães têm o dever de registrar, cuidar, educar, amar e proteger esses filhos gerados - seja em que situação for", explicou o defensor público. Carillo destacou que o exame de DNA é "apenas um elemento a mais" no que tange a investigação da paternidade: "Primeiro iremos esgotar todas as possibilidades durante a mediação e conciliação. O teste genético é o último recurso utilizado".

https://dp-ba.jusbrasil.com.br/noticias/100029160/regional-de-itabuna-lanca-edicao-2012-da-acao-sou-pai-responsavel