14/05/2012 - Romney rejeita casamento gay diante de 20 mil eleitores cristãos no Estado da Virgínia - Jornal Web Minas
O provável candidato republicano à Casa Branca, Mitt Romney, rejeitou com firmeza neste sábado o casamento entre pessoas do mesmo sexo, em um discurso na maior universidade cristã dos Estados Unidos, no Estado da Virgínia (leste).
Depois que o presidente Barack Obama, que concorre à reeleição nas eleições de novembro, manifestou publicamente seu apoio ao casamento entre gays e lésbicas, Romney disse que a "primazia da família" era a pedra angular dos princípios que sustentam a cultura americana.
Em um auditório lotado com pelo menos 20 mil pessoas, Romney cumpriu uma visita realizada anteriormente por outros candidatos republicanos, como Ronald Reagan ou George Bush pai. A Liberty University foi fundada pelo pastor Jerry Falwell, morto em 2007.
"Por causa do caráter fundamental desses princípios, eles podem se tornar temas de debate democrático", disse Romney aos estudantes. "Assim é hoje com a instituição duradoura do casamento. O casamento é uma relação entre um homem e uma mulher", disse com voz grave, desencadeando aplausos da multidão.
Em um primeiro momento, a comunidade evangélica havia criticado a visita de Romney à universidade pelo fato de ele ser mormón. O candidato não recebeu o apoio formal da universidade, mas seu atual presidente, Jerry Falwell Jr., o apresentou ao público como "o próximo presidente dos Estados Unidos".
Romney - que evitou mencionar a homossexualidade, os gays e as lésbicas de forma direta - disse anteriormente que era contra o casamento gay, embora os casais do mesmo sexo pudessem ter alguns direitos, como a adoção.
https://www.jornalwebminas.com.br/internacional_noticia.php?noticia=108259