14/03/2012 - TJMG irá instalar projeto piloto do Processo Judicial Eletrônico no Barreiro - Jusbrasil
O presidente da OAB/MG, Luís Cláudio Chaves recebeu, na manhã desta terça-feira (13/03), a visita do desembargador Fernando Caldeira Brant, do juiz corregedor, Wilson Benevides e do diretor de informática do TJMG, Antônio Francisco Rolla.
A visita foi para informar que no próximo mês de abril, será instalado, como projeto piloto, o Processo Judicial Eletrônico (PJe), sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), nas três varas existentes no Barreiro. O objetivo é facilitar a vida dos magistrados e advogados.
Em Minas, o Sistema CNJ de processo judicial eletrônico (anteriormente denominado Projudi), foi lançado como projeto-piloto no Juizado Especial da UFMG, em agosto de 2007, durante a Semana da Tecnologia, Justiça e Cidadania, marcando a entrada do TJ na era do processo eletrônico.
Ao longo de 2008, o processo judicial eletrônico foi implantado nos outros quatro Juizados Especiais de Belo Horizonte (Juizados Especiais Cíveis do Barreiro (em 04 de abril), do Gutierrez (em 29 de julho) e das Relações de Consumo (em 01 de setembro) e nas Turmas Recursais da Unidade UFMG (6ª, 7ª e 9ª Turmas em 09 de abril).
O processo eletrônico foi implantado, também, na Justiça Comum de 1ª Instância, na Vara de Registros Públicos do Fórum Lafayette. Atualmente, já está sendo usado para tramitar eletronicamente todas as habilitações de casamentos feitas na capital mineira. A homologação de casamentos responde por 50% dos processos da Vara de Registros Públicos de Belo Horizonte, onde são homologados 2 mil casamentos por mês, em média.