13/03/2012 - Comarca de Nova Alvorada do Sul realiza curso para adoção - Jusbrasil
As atividades em 2012 nos cursos de preparação à adoção não recomeçaram apenas na Capital, mas também estão sendo realizadas nas comarcas do interior. Na última sexta-feira (9), a equipe do setor psicossocial da Comarca de Nova Alvorada do Sul e a juíza Mariana Rezenda Ferreira Yoshida realizaram o primeiro curso para pretendentes à adoção deste ano. Em 2011, 10 casais foram habilitados e estão à espera de crianças para adoção.
No curso, entre outros temas, a equipe abordou questões jurídicas dos processos de adoção e enfatizou que adotar exige desprendimento, ressaltando o real interesse em participar da vida de um ser em formação, já que a adoção não pode ser motivada por desejos efêmeros.
A assistente social Percelina Bittencourt enfatizou que, mesmo um filho biológico, precisa ser adotado pelos pais. "Independente da origem da criança, ela deve ser acolhida e aceita em seu lar. Os laços afetivos sobrepõem-se aos laços consanguíneos", disse.
A psicóloga Adriana Oliveira apontou o perfil das crianças institucionalizadas aptas à adoção, seu comportamento e as reações esperadas. "Não podemos esquecer que estas crianças e adolescentes sofrem pelo grande tempo de acolhimento e que esta situação traz prejuízo à sua individualidade", esclareceu.
As profissionais enfatizaram que as crianças abrigadas precisam de novos pais e os pais tem uma história a construir: este é o grande desafio das famílias, independenteda origem do filho.