11/05/2012 - Casamento gay obtém apoio inédito de Barack Obama - Jusbrasil

11/05/2012 10:23

 

Barack Obama tornou-se, nesta quarta-feira, dia 9, o primeiro presidente dos Estados Unidos a apoiar o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Resultado de cálculos políticos, a posição de Obama atendeu as expectativas de grupos em favor dos direitos civis fortemente comprometidos com sua eleição, em 2008, e com sua campanha de reeleição neste ano.

Ao atrair os holofotes para uma questão vinculada a valores morais na sociedade americana, a Casa Branca acentuou o ambiente já polarizado entre os dois partidos. "Concluí que para mim, pessoalmente, é mais importante ir adiante e afirmar que eu penso que os casais formados por pessoas do mesmo sexo devem ser capazes de se casar", declarou Obama durante entrevista à rede de TV ABC News.

Obama não tinha alternativa desde o domingo, quando o vice-presidente, Joe Biden, expressou seu apoio ao casamento entre homossexuais em um programa da rede NBC. A Casa Branca recebeu inúmeras demandas sobre como ficaria a posição do presidente, mas ele se manteve hesitante sobre o tema, como nos seus três anos de governo. Na entrevista, Obama explicou ter relutado porque considerava" suficiente" a união civil entre pessoas do mesmo sexo e queria mostrar-se "sensível" à forma como muitos americanos veem o casamento.

 

https://oab-rj.jusbrasil.com.br/noticias/3114274/casamento-gay-obtem-apoio-inedito-de-barack-obama