09/03/2012 - GO: Maternidade Nossa Senhora de Lourdes vai ter Cartório - Jusbrasil

09/12/2011 07:20

 

Em uma ação de cidadania voltada aos recém-nascidos, a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes inaugura às 9 horas da próxima sexta-feira, dia 9, uma filial do Cartório do 1º Ofício dentro da unidade. A expectativa é de que a inauguração seja marcada com o primeiro registro de nascimento feito no hospital. De acordo com o diretor Administrativo, Março Aurélio Andrade Sandre, a instalação do cartório começou a ser cogitada em 2004, visando facilitar o acesso dos pais ao registro formal de seus filhos. "Vemos muitos casos de crianças que ficam sem registro por muito tempo, até anos", relata.

Com o Cartório instalado na Maternidade, Março Aurélio afirma que nenhuma criança deixará o hospital sem o devido registro de nascimento. Em média, 180 crianças nascem na maternidade mensalmente. Nos três primeiros meses, a unidade vai abrigar a filial do Cartório do 1º Ofício em uma sala disponibilizada para acomodar o Cartorário, sempre às segundas, quartas e sextas feiras. Porém, caso haja altas nas terças e quintas, o funcionário será acionado para realizar o registro.

Posteriormente, a Maternidade terá espaço para que sejam realizados procedimentos pelos cartórios de 1º, 2º, 3º e 4º ofícios, mediante auxílio de um software que facilitará a emissão das certidões. "Nesse primeiro momento, vamos nos preparar para poder ampliar a forma de emissão das certidões", explica Março Aurélio. A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes fica na Rua 230, s/n, na Nova Vila, em Goiânia.

 

https://arpen-sp.jusbrasil.com.br/noticias/3046729/go-maternidade-nossa-senhora-de-lourdes-vai-ter-cartorio