08/02/2012 - Reconhecimento de beneficiados motiva realização do projeto Ribeirinho Cidadão - Jusbrasil

08/02/2012 07:48

 

Ações sociais chamam atenção normalmente, mas quando uma infinidade de serviços é levada à população carente que mora em uma das áreas mais inóspitas do mundo em determinados períodos do ano, aonde se chega apenas de embarcação ou a cavalo, esta ação tem uma repercussão maior ainda. O Projeto Ribeirinho Cidadão já beneficiou milhares de pessoas em seus cinco anos de atuação em três municípios da região pantaneira de Mato Grosso.

Mas a emoção para quem trabalha nesta ação sempre motiva o retorno dos voluntários e servidores públicos. O oftalmologista Jesus Aparecido Dias, que participou do evento no ano passado, chora ao perguntarmos sobre a importância desse trabalho. "A cada atendimento que realizamos e conseguimos amenizar o sofrimento das pessoas, que muitas vezes enxergam mal em decorrência de um problema simples, resolvido com um colírio ou a utilização de óculos, a alegria e a gratidão deles nos bastam. Eu recomendo que todos tentem doar um pouco de seu tempo em prol do próximo. É muito gratificante", disse o médico emocionado.

O optometrista, Paulo Sassaki, que trabalha em parceria com o médico, explicou que os óculos e medicamentos são doações de empresários que não acompanham os trabalhos, mas fazem questão de ajudar. "Não são voluntários, mas contribuem conosco e principalmente com estas pessoas necessitadas", enalteceu.

Os serviços oferecidos pelo projeto inluem a prestação jurisdicional, como o pedido de pensão alimentícia, certidões de nascimento e a oficialização de casamentos. A diferença é que como os ribeirinhos têm dificuldades em se deslocar, as decisões judiciais são tomadas na mesma oportunidade. Em caso de pedidos de pensão por exemplo, se a mãe tiver o endereço do pai a citação é feita no mesmo momento, um policial ou oficial de justiça vai até o local e já acompanha a parte até a presença do juiz, que determina o pagamento e também regulamenta as visitas à criança, solucionando os problemas de ambas as partes. No caso da emissão de documentos, servidores da Politec, responsável pela identificação técnica, emitem as carteiras de identidade durante o atendimento. O mesmo documento é utilizado para o cumprimento de um dever e também um direito: o título eleitoral.

dp-mt.jusbrasil.com.br/noticias/3013069/reconhecimento-de-beneficiados-motiva-realizacao-do-projeto-ribeirinho-cidadao