07/02/2012 - Pai gay luta por guarda de filho com casal de lésbicas no Reino Unido - G1

07/02/2012 09:45

 

Um menino de dois anos com 'duas mães e um pai' está no centro de uma batalha judicial incomum, no Reino Unido.

A mãe biológica diz ter feito um 'pacto' com o pai, antes de o menino ser concebido, de que ela e sua parceira lésbica seriam as 'mães' e de que ele teria contato limitado com a criança.

Agora, as mulheres dizem se sentir 'amarguradas e traídas', depois que o pai pediu à Justiça que o filho durma em sua casa ocasionalmente e passe férias com ele, bem mais do que as atuais cinco horas a cada 15 dias que ele passa com a criança.

O pai argumenta que ele sempre foi bem mais do que um 'doador de sêmen', já que esteve presente durante o nascimento do bebê, seu batizado e festas de Natal, e afirma querer ser um pai de verdade para o único filho que terá na vida.

Casamento de conveniência
A mãe e o pai biológicos - que não podem ser identificados para proteger a identidade da criança - já estiveram em um 'casamento de conveniência' e se consideravam 'melhores amigos', mas hoje estão divorciados.

Os três envolvidos têm empregos com altos salários e vivem no centro de Londres. O pai defende que o menino tenha 'três pais e duas casas', enquanto o casal lésbico insiste em uma 'um único núcleo familiar'.

g1.globo.com/mundo/noticia/2012/02/pai-gay-luta-por-guarda-de-filho-com-casal-de-lesbicas-na-gra-bretanha.html