07/02/2012 - Enquanto crianças são abandonadas, famílias aguardam para adotar - Portal o Fluminense
Enquanto mães abandonam seus bebês nas ruas, cerca de 150 famílias aguardam na fila de adoção em Niterói. Os dados são do Juizado da Infância e Juventude de Niterói, que revelou a existência de apenas 18 crianças e adolescentes com destituição familiar registradas no Cadastro Nacional de Adoção. Como boa parte seria maior de oito anos ou portadora de algum tipo de deficiência física ou problema de saúde, encontram maior dificuldade para serem adotadas.
“Os pais antes traçavam um perfil de crianças de zero a três anos. Atualmente esse perfil foi ampliado para até cinco anos”, revela a assistente social responsável pelo Grupo de Apoio à Adoção Quintal da Casa de Ana, Karla Alevato, lembrando, porém, que ainda há uma preferência por bebês.
Ainda há no município crianças com indicação para adoção. Embora esse número seja maior, ele não entra no cadastro nacional por não haver a destituição familiar. Nesses casos, a família interessada na adoção já convive com a criança, mas tem que aguardar o desenrolar do processo na Justiça. O juizado não define o número de crianças nesta situação.