04/09/2012 - Zé Doca: mais de 40 reconhecimentos voluntários de paternidade em menos de um mês - JusBrasil

04/09/2012 11:37

A população está indo ao Fórum. Até vizinhos de alunos que sabem do projeto estão comparecendo. A receptividade está sendo muito boa. As palavras são da juíza Leoneide Delfina Barros Amorim, titular da 2ª vara da comarca de Zé Doca, ao discorrer sobre os efeitos do Projeto Pai Presente (reconhecimento voluntário de paternidade) implantado na unidade no último dia 6 de agosto (a motivação da data foi o Dia dos Pais, comemorado no segundo domingo do mês)

São 45 reconhecimentos voluntários de paternidade registrados só na sede na comarca desde então. E a ideia é aumentar ainda mais esse número.

Caminhada - Para isso, Leoneide diz que está mandando confeccionar faixas alusivas ao projeto a fim de divulgar ainda mais a iniciativa. Uma caminhada programada para o mês de outubro, em data próxima ao Dia das Crianças (12), tem o mesmo objetivo. Os esforços se justificam.

Segundo o censo escolar do MEC relativo ao ano de 2010, em Zé Doca o número de alunos em cujo registro de nascimento não consta o nome do pai é de 2.928. Nos termos da comarca, Governador Newton Belo e Araguanã, são, respectivamente, 652 e 638 alunos na mesma situação.

Para estimular o reconhecimento voluntário de paternidade por parte dos pais desses alunos, o Poder Judiciário conta, na comarca, com as parcerias das Secretaria de Educação (sede e termos) e Secretaria de Ação Social, que abraçaram a ideia, segundo informa a juíza.

 

https://tj-ma.jusbrasil.com.br/noticias/100050368/ze-doca-mais-de-40-reconhecimentos-voluntarios-de-paternidade-em-menos-de-um-mes