04/04/2012 - Funcionário público homônimo de ex-ditador argentino ganha na Justiça direito de mudar de nome - Jusbrasil

04/04/2012 09:51

 

Cansado de ser associado ao ex-presidente militar argentino Jorge Rafael Videla, o funcionário público Jorge Rafael Videla, de 34 anos, ganhou na Justiça o direito de mudar de nome e passou a ser chamado de Jorge Videla Schiel.

"Quando ainda estava na escola, meu pai tentou mudar meu nome, mas não conseguiu. Agora, eu consegui e tirei um fantasma da minha vida. Tirei um peso", disse ele em entrevista à BBC Brasil.

À frente de uma junta militar, o ex-presidente Videla liderou o país, com mão de ferro, entre 1976 e 1981. Foi um dos mais duros períodos do regime militar argentino, em que milhares de dissidentes políticos foram assassinados. Atualmente, Videla cumpre prisão perpétua por diferentes crimes cometidos durante seus anos no poder.

O general Videla era presidente de fato quando o então bebê nasceu em 1977, na localidade de La Carlota, no interior da província de Córdoba.

"Meu pai e o irmão dele fizeram uma aposta de que o primeiro a ser pai colocaria o nome do presidente. Na época, não se conheciam os horrores que ele (o então presidente) fazia", disse.

Com o tempo e as informações sobre os crimes contra a humanidade cometidos na gestão militar, a situação do jovem Videla foi ficando mais difícil.

"Difícil na escola, difícil de conseguir emprego, difícil quando me via diante de uma pessoa que tinha sofrido as barbaridades daquele período. Muito complicado", afirmou, por telefone.

 

https://www.estadao.com.br/noticias/internacional,funcionario-publico-homonimo-de-ex-ditador-argentino-ganha-na-justica-direito-de-mudar-de-nome,857292,0.htm