04/03/2012 -(Domingo) - Crianças sem pai somam 45 mil em MT; autoridades querem reduzir -Só Notícias

04/03/2012 00:00

 

Em todo o Estado, aproximadamente 45 mil alunos da rede estadual - 10% do total - possuem apenas o nome da mãe na certidão de nascimento. Grande parte deles, 20 mil, estão na região metropolitana. Todos os meses, cerca de 200 crianças são registradas sem o nome do pai em Cuiabá e Várzea Grande. As notificações são encaminhadas para a Defensoria Pública pelos cartórios de registro civil. A instituição notifica as mães e tenta garantir o reconhecimento de paternidade dos filhos ainda na infância. Somente em Várzea Grande são feitas, em média, 90 notificações por mês.

Porém, segundo a defensora Cleide Regina Ribeiro Nascimento, que atua na Vara Especializada da Infância e Juventude, muitas mães, mesmo sendo convocadas, não concordam com o reconhecimento. O percentual das que comparecem na Defensoria não passa de 20%. "Algumas porque não querem, outras porque não sabem onde encontrar o pai e, até mesmo, quem é o pai".

Cleide explica que ao receber a lista das crianças uma intimação é enviada para a mãe, solicitando as informações sobre o suposto pai, para que ele seja localizado. O trabalho visa garantir que todas as crianças tenham o nome do pai na certidão antes mesmo de irem para escola. "Nossa intenção e objetivo maior é que elas não cheguem na fase adulta sem saber quem é o pai. Mesmo sabendo, quando se passam muitos anos, a localização do indivíduo nem sempre é fácil". Mesmo assim, o percentual de estudantes registrados apenas com o nome da mãe é grande.

www.sonoticias.com.br/noticias/9/146603/criancas-sem-pai-somam-45-mil-em-mt-autoridades-querem-reduzir