02/02/2012 - Proposta torna obrigatória campanha para registro de nascimento na zona rural - Jusbrasil

02/02/2012 07:19

 

Berinho Bantim: registro permite inclusão de pessoas carentes em programas sociais. Tramita na Câmara o Projeto de Lei 2873/11, do deputado Berinho Bantim (PSDB-RR), que torna obrigatória a realização de campanhas para o registro de nascimento nas zonas rurais. Segundo o texto, caberá aos responsáveis pelos registros públicos se deslocar anualmente a comunidades carentes nas zonais rurais e registrar os nascimentos ocorridos em locais de difícil acesso aos cartórios.

Segundo a proposta, as despesas correrão por conta de um fundo de compensação de atos gratuitos. O projeto altera a Lei 6.015/73 , que trata dos registros públicos.

O autor lembra que a gratuidade do registro não é um favor do serviço notarial, mas um mandamento constitucional. Ele afirma também que o titular do cartório não será prejudicado com o dever de locomoção, já que as despesas serão custeadas por meio de fundos criados para satisfazer as gratuidades dos registros.

Berinho Bantim ressalta, ainda, que o registro de nascimento permite o reconhecimento do cidadão e sua inclusão em políticas públicas de assistência social.