01/02/2012 - Cidades no Pará receberão força-tarefa de cartórios - Jusbrasil

01/02/2012 07:17

 

Voluntários, integrantes da Força-Tarefa de Apoio às Atividades de Registro de Imóveis do Pará, estarão em 22 municípios do estado, a partir da segunda quinzena de março. Registradores e escreventes, que se ofereceram voluntariamente, deverão fazer o diagnóstico da estrutura dos cartórios e trocar conhecimentos com os profissionais da região. Esta iniciativa do Comitê Executivo Nacional do Fórum de Assuntos Fundiários, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), vai contribuir para melhorar os serviços e a segurança dos registros.

Os primeiros municípios que receberão a força-tarefa serão: Acará, Alenquer, Almeirim, Barcarena, Dom Eliseu, Igarapé-Miri, Itaituba, Marabá, Moju, Novo Progresso, Óbidos, Paragominas, Rondon do Pará, Santarém, São Miguel do Guamá, Tailândia e Tucuruí.

O juiz auxiliar da presidência do CNJ Antonio Carlos Alves Braga Jr, integrante do Comitê, ressalta que a visita aos cartórios não tem caráter fiscalizatório ou punitivo. "Ninguém pode chegar ensinando antes de conhecer a realidade e os desafios locais. O diagnóstico vai identificar quais cartórios precisam de auxílio, que tipo de apoio técnico e capacitação podem ser oferecidos", avaliou. Ele destacou que haverá uma reunião preparatória com os voluntários para esclarecer que não se trata de auditoria, inspeção ou correição. 

 

cnj.jusbrasil.com.br/noticias/3005606/cidades-no-para-receberao-forca-tarefa-de-cartorios